ATIVIDADES

Zazen

 

A principal prática do budismo zen é a meditação sentada em silêncio, o Zazen. Essa técnica foi ensinada na Índia há 2.600 anos por Shakyamuni Buda e transmitida de forma ininterrupta de mestre para discípulo até hoje e consiste na harmonização entre corpo, respiração e mente. Segundo o mestre Eihei Dogen Zenji, monge japonês do séc. XIII, o Zazen é o “grande portal de entrada” para a realização e o encontro com nossa verdadeira natureza.

 

Retiros de Silêncio

 

Os Retiros de Silêncio são períodos intensivos de dedicação às práticas de meditação, ao momento presente (atenção plena, mindfulness) e à conexão com a verdadeira natureza do ser, o que no budismo chamamos de “natureza Buda”. Neles, a proposta é reduzir ao mínimo possíveis dispersões e focar nas atividades básicas do dia a dia. Todos os momentos e situações vividas são preciosas oportunidades de crescimento e aprendizado.

 

Dentre as práticas realizadas destacamos o Zazen (meditação sentada), o Kinhin (meditação andando), o Samu (trabalho comunitário) e as refeições com Oriyoki (tijelas de Buda).

 

Nos Retiros de Silêncio incorporamos na programação uma aula de consciência corporal por dia para preparar o corpo e melhorar as condições de concentração dos participantes no Zazen.

 

Nossa alimentação é ovo-lacto vegetariana ou plant-based. Os alimentos são preparados com as Três Mentes pelo Tenzo, a pessoa responsável pela cozinha, e seus ajudantes.

 

Clique aqui para se informar sobre os próximos retiros.

 

Zazenkai

Zazenkais são encontros de um dia para a prática intensiva de Zazen. Esses encontros são realizados periodicamente no Templo Taikanji em Pedra Bela ou na Casa Taikanji em Bragança Paulista. 

Curso de Preceitos

Para os praticantes que desejam se aprofundar no zen-budismo como um caminho de vida existe o Curso de Preceitos, organizado sempre que há número suficiente de pessoas interessadas.

 

Serviços Religiosos

Bênçãos

Cerimônias para proteção em inaugurações, casas, empresas, carros, bebês, animais de estimação e outros

Casamentos

Enterros (Ossoshiki)

Cerimônias memoriais (Gohoji).

​As cerimônias memoriais são realizadas no 7º dia, no 49º dia e nos anos 1, 3, 7, 13, 17, 23, 25, 27, 33, 37, 43, 47 e 50 após o falecimento.

 

Yoga

A Casa Comunitária do Templo Taikanji conta com uma ampla sala multiuso especialmente preparada para práticas de Yoga com acessórios como kuruntas, cadeiras, blocos, cintos, mantas e almofadões.

 

Ao longo do ano realizamos retiros de aprofundamento em Yoga orientados pela residente Yogini Myokan (Dafnis de Proença) voltados para quem está em busca de se desenvolver nas práticas de meditação.

Nos retiros "Yoga & Meditação" xs participantes têm a oportunidade de viver uma experiência completa de imersão nos pilares do Yoga e do Budismo. Neles as atividades são realizadas por todxs de forma colaborativa e o pré-requisito para participar é ter no mínimo 1 ano de experiência com Yoga.

Culinária

Em quatro datas ao ano realizamos o retiro "Culinária no Templo", cada um dedicado a uma estação do ano. A proposta desses retiros é degustar os ensinamentos zen-budistas transmitidos aos monges-cozinheiros dentro dos mosteiros da centenária escola Soto, no Japão.

 

Para participar não é necessário ser budista ou ter experiência anterior com culinária.

 

As receitas ensinadas nesses retiros são vegetais whole food plant based: podem incluir fungos e bactérias, são in natura (sem produtos alimentícios ultraprocessados) e harmonizadas com cada estação do ano.

 

Os ingredientes utilizados são provenientes de cultivo orgânico próprio ou de pequenos produtores da agricultura familiar da região bragantina que não fazem uso de agrotóxicos.

Mutirões

Dois dos nossos maiores valores são o respeito pela terra e o cuidado com as pessoas.

 

Desde 1988, data da aquisição desta propriedade rural pela Sra. Christel Joanna Hacker, mãe do Monge Enjo Sensei, a muitas mãos estamos aplicando o conceito de permacultura criando condições para a habitação humana modificando o mínimo e da forma mais harmoniosa possível o ambiente natural.

Parte dessa iniciativa é o trabalho desenvolvido pelo Monge Enjo Sensei com bioconstrução. Dos anos vividos no Japão, ele trouxe e adaptou às condições locais a técnica milenar de construção ecológica tsuchi kabe. Nos mutirões de bioconstrução nossxs voluntárixs aprendem os conceitos e a aplicação dessa refinada técnica japonesa de pau-a-pique. Assista no YouTube os vídeos dos nossos mutirões de bioconstrução.

Realizamos também mutirões para produção de compotas, geléias, vinagre de frutas, pamonha etc., aproveitando as safras de cada estação.

Observação de Pássaros

Algumas vezes ao ano nós convidamos especialistas em pássaros para guiar e sensibilizar o nosso olhar para a avifauna local. É sempre uma experiência muito enriquecedora observar a beleza e o comportamento das aves e nós sempre nos surpreendemos com a constatação de novas espécies, migratórias e não migratórias. Até hoje somamos mais de 80 espécies de aves na nossa lista e com muita alegria estamos citados no WikiAves como um hotspot para Observação de Pássaros.

(ver agenda completa)

© 2015 Templo Taikanji Zengetsuzan. Designed by Lucas Yokota

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle